Marketing médico: saiba o que é permitido e o que é proibido
O marketing ajuda qualquer tipo de negócio a encontrar seu cliente certo e fazer com que ele cresça ainda mais. Isso inclui também o marketing médico.
Hoje é muito comum que as pessoas busquem serviços médicos ou leiam sobre sintomas no Google. Sendo assim, é importante utilizar o marketing para que seu consultório, hospital ou clínica esteja em destaque.
Mas será que existem limites para o marketing médico? O que é permitido e o que é proibido? Leia este post para entender mais sobre o assunto.
O que é marketing médico?
Vamos começar definindo o que é marketing médico.
Ele nada mais é do que um conjunto de práticas que podem ajudar a melhorar e a aumentar a percepção do público sobre o trabalho médico. Isso fará com que você conquiste um maior número de pacientes, aumentando o seu faturamento.
Essas ações de marketing ajudam a pensar e a criar objetivos estratégicos para o seu consultório, clínica ou hospital, como o combate à publicidade negativa, o aumento da lucratividade, a manutenção de sua presença no mercado, a melhora de sua autoridade como referência médica, o anúncio para o público sobre novos serviços e a diferenciação da concorrência.
O que é permitido e proibido?
Antes de qualquer coisa, é importante salientar que as limitações que são impostas para o marketing médico são derivadas de regulamentação do Conselho Federal de Medicina (CFM).
Seu objetivo é definir limites que preservem a respeitabilidade e a ética que são inerentes às práticas médicas. O CFM, inclusive, possui o Manual de Publicidade Médica que ajudam os profissionais de medicina a investirem corretamente no marketing médico.
Sendo assim, antes de pôr em prática qualquer ação de marketing, é preciso conhecer esta cartilha para saber o que é ou não permitido.
A seguir, vamos mostrar as principais limitações impostas pelo manual do CFM:
- Conteúdo responsável: as campanhas a serem veiculadas precisam estar devidamente identificadas, com o médico sendo o responsável pelo conteúdo. Além disso, é preciso informar sua especialidade e número de registro. E lembre-se: só promova aquilo que o CFM sabe sobre seu trabalho e você;
- Nunca se intitule como o melhor em sua especialidade: qualquer tipo de expressão que traga a sugestão de superioridade em relação aos outros profissionais de medicina está vedada nas ações de marketing;
- Não garanta resultados: o manual proíbe que o médico dê garantias que seus pacientes terão o resultado a ou b ao fim dos procedimentos. Afinal, nada na área de medicina tem efetividade de 100%;
- Não é permitido usar imagens de celebridades para promover seus serviços;
- Não sugira diagnósticos sem consulta prévia; e
- É proibido usar tecnologia como diferencial para se promover.
E o que é permitido, então?
Diversas estratégias de marketing são permitidas, como:
- Manutenção de sites e blogs,
- Produzir conteúdo relevante sobre sua especialidade e sobre saúde em geral;
- Presença em redes sociais;
- Produção de panfletos, mas eles precisam ser informativos, não comerciais.
Esse conteúdo fez sentido para você? Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre o que é permitido ou proibido no marketing médico, entre em contato conosco. Estamos prontos para te ajudar no que for necessário.
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