05 equívocos mais comuns ao começar empreender
Começar a empreender é o sonho de muitos que almejam ter o próprio negócio para desfrutar de uma vida com mais independência. Embora seja impossível evitar algumas falhas no início, um bom planejamento e visão estratégica podem ajudar e minimizar os erros mais comuns que muitos empreendedores iniciantes cometem.
De acordo com dados do Sebrae – Sistema de Apoio Às Micro e Pequenas Empresas, 24,4% não sobrevivem aos primeiros dois anos.
Portanto, se você quer ver a sua empresa prosperando, confira a seguir os 5 equívocos mais comuns ao começar a empreender!
5 equívocos que empreendedores novos cometem
Toda empresa que inicia uma jornada, seja ela micro, média ou grande, tem um papel essencial para a economia. Além de gerar empregos, aquece o mercado e entrega aos clientes novos serviços e produtos.
Mas começar não é uma tarefa fácil, requer planejamento e principalmente atenção para evitar esses 5 erros mais comuns:
1 – Não fazer um plano de negócio
Entre os erros mais comuns ao começar a empreender, sem dúvida o primeiro deles é não ter um plano de negócio. Por conta da empolgação na hora de abrir a própria empresa, muitos empreendedores iniciantes não traçam metas e iniciam sem qualquer planejamento.
O plano de negócio é um documento que norteia e direciona a respeito dos riscos, objetivos e oportunidades que a empresa tem diante do mercado. Ele permite que você identifique se a ideia do seu negócio é, de fato, viável, evitando assim que você tenha problemas futuros.
2 – Escolher uma área apenas pensando no dinheiro
Empreender é ter visão do todo e estar sempre disposto a correr risco, mas sem antes buscar conhecimento para dar qualquer passo que seja. Acontece que, na ânsia de se tornar dono do próprio negócio, algumas pessoas visam apenas a questão financeira, achando que logo terão muito dinheiro.
Porém, construir uma empresa de sucesso leva tempo e o ideal é que o empreendedor tenha uma reserva financeira, pois os primeiros meses do negócio ele precisará mais investir do que fazer retiradas.
3 – Não contar com apoio jurídico e especializado
Outro erro muito comum ao começar empreender é negligenciar o apoio de uma assessoria jurídica. Não importa qual seja o ramo do seu negócio, a assessoria jurídica ajuda a prevenir alguns riscos e até mesmo a evitar ações trabalhistas lá na frente.
Além disso, abrir um negócio exige conhecimento a respeito de uma série de regras e documentações necessárias que só um profissional da área jurídica consegue orientar de forma assertiva.
4 – Misturar finanças pessoais com a da empresa
Principalmente no início, é grande o número de pessoas que não separam as finanças pessoais com as da empresa. Por conta dessa má gestão, as finanças do negócio ficam comprometidas e logo o empreendedor se vê em uma situação que saiu do controle.
Comece certo, criando uma conta empresarial para movimentar apenas as questões financeiras relacionadas ao seu negócio.
5 – Não investir em marketing
Infelizmente, faz parte da mentalidade de muitos empreendedores deixar de lado o investimento em marketing. Eles acreditam que será um custo desnecessário, quando na verdade é o fator decisivo para tornar a empresa conhecida no mercado.
Divida uma parte do faturamento da sua empresa, mesmo que pequeno, para trabalhar o marketing digital, através de campanhas e criação de conteúdo especializado nas redes sociais.
Vai abrir o seu próprio negócio? Que tal começar certo conversando com especialistas jurídicos a respeito da abertura de empresa? Envie agora mesmo suas dúvidas que a Costa & Poit terá o prazer em responder.
Leave A Comment