Entenda mais sobre a Sociedade Médica e suas funções.
A sociedade médica é um termo que usamos para uma formação específica de empresa. Se você é da área da saúde e pensa em empreender precisa compreender o que é esse tipo de sociedade e como funciona.
E como acontece em qualquer área, temos burocracia e questões importantes que rodeiam esse processo. Assim, quanto mais informações tiver sobre o assunto menos problemas você e seus sócios estarão sujeitos no futuro, após criação da empresa de maneira documentada. Leia e saiba mais.
Entenda o que é a Sociedade Médica
Vamos supor que você é um médico e deseja abrir uma clínica com seus colegas de profissão. Por consequência, formarão um grupo de sócios com a finalidade de iniciar um negócio na área de saúde. Mais simples do que parece, essa é a sociedade médica por definição.
Com isso, todas as informações sobre a sociedade devem ser previamente estabelecidas e depois formalizadas. Como os direitos de cada um, a participação de cada um na sociedade, os deveres e, claro, quem é cada um desses sócios. Essas informações deverão constar no que chamamos de contrato social.
Esse tipo de documento formaliza não apenas a criação da sociedade, também traz documentada a criação do negócio que está surgindo. Também traz o que chamamos de sócio administrador, aquele que fica a cargo de funções administrativas e tomada de algumas decisões. Além disso o contrato social prevê, com embasamento subsidiário da lei das Sociedades Anônimas, o acordo de sócios, documento primordial que deve ser levado em consideração em toda sociedade.
Como funciona?
Na prática a sociedade inicia também a atividade de uma empresa do ramo da saúde. Primeiramente, é preciso que o grupo tenha convicção desse passo, porque não é algo simples atuar com sócios. A seguir, como dissemos antes, uma pessoa estará à frente das atividades administrativas.
Considerando a sociedade médica, isso pode implicar que um dos médicos terá menos tempo para se dedicar às atividades do ramo. As práticas médicas em si podem ficar de lado, portanto, algo importante a ser considerado por todo o grupo antes da decisão.
Outras questões mais burocráticas precisam ser decididas, como tipo de sociedade que a empresa terá, que implica na responsabilidade limitada ou ilimitada. Esse fator implica, por exemplo, no uso de patrimônio pessoal para pagamento de dívidas da empresa caso isso aconteça no futuro.
O regime tributário é outro fator dentro dos trâmites burocráticos. Não podemos esquecer que também há diversas outras decisões e passos ligados à infraestrutura do negócio, contratação de pessoal, enfim. Tudo isso dependerá do tipo de empresa que será iniciada.
Agora você sabe o que é a sociedade médica e como funciona a dinâmica em torno desse conceito. É interessante saber que as sociedades são direcionadas por um parâmetro específico, e a médica vem para organizar a dinâmica em torno de empresas criadas no ramo da saúde.
Acordo de sócios
A sociedade médica não se difere em sua natureza de outras sociedades. Além de um contrato social bem estruturado, importante para a boa fruição da sociedade, a elaboração de um bom acordo de sócios.
O acordo de sócios é, frequentemente, um dos pontos questionados sobre qual o maior problema que uma empresa pequena e média pode ter. Não há dúvidas que o maior problema que permeia a sociedade está na sua estruturação, principalmente em relação a tomada de decisões entre sócios.
Inegável que na maioria das sociedades, os sócios são os atores responsáveis por criar, direcionar e decidir sobre todos os aspectos do empreendimento. Dessa forma, caso a relação entre eles não estiver bem delineadas, não há dúvidas que o negócio em si tem um ponto falho e pode vir a ruir.
Dessa forma, é que surge o acordo de sócios, sendo um documento jurídico, de cunho privado (diferentemente do contrato social) que visa prever todas as situações críticas para a relação entre os sócios, possibilitando a resolução de problemas evitando-se a busca pelo judiciário para tanto.
Complementando, o objetivo do acordo de sócios é fazer com que cada sócio esteja previamente alinhado com as “regras do jogo” discutindo situações futuras antes delas acontecerem, ficando alinhadas as diferentes expectativas, ambições e pensamentos quanto ao rumo da sociedade.
Assim, você não precisa saber tudo sobre essas questões burocráticas, um profissional de direito pode participar de todos os passos do surgimento da empresa. Dessa forma você e seus colegas podem garantir que as necessidades da sociedade sejam todas atendidas.
Além de evitar problemas no futuro, saber lidar com os conflitos atuais, que costumam surgir, enfim. Contar com profissionais garante que tudo seja bem direcionado.
Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Entre em contato e envie para você e outros colegas saibam mais sobre isso!
Leave A Comment