Saiba como a inteligência artificial se aplica na medicina
A tecnologia está se desenvolvendo cada vez mais e é comum vê-la se inserindo em diferentes áreas do nosso dia a dia. Uma das áreas que tem apresentado grande desenvolvimento e sendo muito útil no campo de estudos e pesquisas é a inteligência artificial.
Ao contrário do que muitos pensam, a inteligência artificial não foi desenvolvida para substituir os humanos, e sim para ajudá-los a resolver problemas, otimizar atividades e fazer algumas delas com mais precisão. E um dos campos em que a inteligência artificial tem sido muito útil é na medicina, ajudando no cuidado e bem-estar da população.
Quer saber como ela é aplicada nesse ramo? É isso que vamos explicar aqui!
Inteligência Artificial na Medicina
A inteligência artificial é um sistema designado para a partir de uma combinação de algoritmos, conseguir reproduzir determinadas ações de seres humanos.
Na medicina, sua capacidade de processar um grande volume de dados e juntá-los ajuda no suporte para diagnósticos e otimiza tarefas repetitivas que deveriam ser feitas por médicos anteriormente.
Ainda, é possível realizar combinações com algoritmos, dados armazenados e o histórico do paciente para traçar um mapa de riscos maiores para a saúde daquela pessoa e desenvolver tratamentos cada vez mais personalizados. Ou seja, a inteligência artificial veio para ajudar o médico a definir a melhor conduta de tratamento, e não substituir o trabalho do mesmo.
Maior eficácia no tratamento
Um ponto extremamente eficiente no que diz respeito a inteligência artificial é o monitoramento em tempo real dos pacientes. Com o uso de relógios e outros dispositivos são enviados dados em tempo real para que os médicos saibam como está a saúde de seus pacientes.
Caso ocorra qualquer alteração, o médico é notificado imediatamente, tornando o atendimento e o tratamento mais eficaz.
A Inteligência Artificial interpreta e analisa imagens
Outra aplicação importante de ser ressaltada é o fato de que, principalmente em mamografias, radiografias e tomografias – exames de imagem -, a Inteligência Artificial tem ajudado em diagnósticos mais preciso.
Isso ocorre porque ao ler uma imagem ela a cruza com outros milhões presentes no banco de dados, tornando mais fácil apontar alterações mínimas que possam estar presente na imagem. Logo, os resultados são mais rápidos e mais precisos.
Cirurgias robóticas
Poucos centros médicos contam com essa tecnologia, mas em alguns é possível já ver cirurgias que são feitas com robôs – sob supervisão a distância de um médico. O ponto positivo é as incisões menores e mais precisas que fazem com que a cirurgia seja minimamente invasiva.
Ainda, são reduzidos os riscos de complicações – como demonstrado em um estudo pela Harvard Business Review.
Outros pontos onde a Inteligência Artificial é aplicada na medicina são em pesquisas – facilidade de encontrar dados -, teleconsultas e para ajudar em desenvolvimento de medicamentos. O fato é que essa tecnologia já está presente e ajudando cada vez mais a medicina a se tornar ainda mais precisa e eficaz.
Se você gostou desse conteúdo e gostaria de saber mais ou ficou com alguma dúvida, não deixe de nos enviar uma mensagem. Será um prazer atendê-lo!
Leave A Comment