Como aplicar uma gestão de alta performance em consultório odontológico?
Como seu próprio nome já nos mostra, a gestão de alta performance visa alcançar resultados melhores em uma empresa. Por isso, aplicar uma gestão de alta performance em consultório odontológico significa trazer maior desenvolvimento e se preparar melhor para as vulnerabilidades.
Claro que é uma prática que vai potencializar os resultados, porém, precisa de planejamento para que possa surtir esses efeitos. Inclusive considerando especificidades que apenas o mercado de clínicas odontológicas possui.
Entenda seu consultório odontológico como uma empresa
Seja sozinho ou com um grupo de sócios, por mais que a intenção seja de transformar a vida das pessoas por meio dos seus sorrisos, você deve lembrar que se trata de uma empresa. E como tal, necessita de uma gestão que não só dê conta de organizar tudo como também melhore os seus ganhos.
Por isso atue oferecendo serviços de qualidade aos seus pacientes e promova uma infraestrutura que potencialize os resultados. Com isso, sabendo que você está atuando em uma empresa saudável e eficiente, pode se dedicar a sua paixão tranquilamente, prestando um ótimo serviço.
Boas práticas para uma gestão de alta performance
Como dissemos antes, a gestão de alta performance vai além do esperado para conseguir resultado além da zona de conforto. Por isso a sua equipe vai fazer atividades além do comum, por exemplo, começando com a secretária, sobre marcação dos horários dos pacientes.
É comum esperar que as pessoas entrem em contato ou deixem já marcados seus retornos e manutenções. A ideia é que haja um tempo disponível para entrar em contato com esses pacientes, para que marquem os atendimentos a fim de evitar perda de espaços na agenda.
A chance de conversão sobre pacientes que já estiveram em contato é maior do que novos pacientes. Também é importante investir em uma vitrine na internet, conseguindo novos pacientes de forma mais eficiente, porque o tempo todo seu trabalho é visto e conhecido nas redes sociais.
Muitas ações podem ser executadas por secretariado, considerando que o contato com os pacientes é uma etapa que garante agendamentos em dia. Outro ponto que se relaciona é promover uma estrutura com ferramentas de gestão eficientes.
Pense que quanto mais atividades manuais os funcionários tiverem, menos tempo terão para executar essas ações estratégicas. Então, é inevitável a realização de um apanhado dos processos atuais e ferramentas usadas, para identificar fraquezas e aperfeiçoar conforme necessário.
Inclua nessa lista de afazeres organizar financeiramente o consultório, avaliando pontos fracos na gestão, porque isso prejudica na hora de investir no que importa. O uso eficiente de materiais e práticas que economizem recursos é essencial para os efeitos que desejamos, claro, sem comprometer seu desempenho.
Por fim, não deixe de investir em ferramentas para que tudo isso seja colocado em prática. O treinamento dos funcionários é outro ponto essencial para que eles estejam com a mesma mentalidade. Não deixe de investir em profissionais que possam ter um olhar crítico na sua gestão financeira.
É preciso dedicação ao aplicar uma gestão de alta performance em consultório odontológico. Mas os resultados são incontestáveis, então, mesmo que você tenha dificuldades no início, verá que vale a pena adotar essa visão para a sua empresa.
Caso ainda tenham dúvidas sobre o assunto, não deixe de encaminhar uma mensagem!
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